domingo, 31 de maio de 2009

terça-feira, 26 de maio de 2009

Tenha sempre bons pensamentos,
porque os seus pensamentos se transformam em suas palavras.
Tenha boas palavras,
porque as suas palavras se transformam em suas ações.
Tenha boas ações,
porque as suas ações se transformam em seus hábitos.
Tenha bons hábitos,
porque os seus hábitos se transformam em seus valores.
Tenha bons valores,
porque os seu valores se transformam no seu próprio destino.

Mahatma Ghandi

O Amor

O amor, quando se revela,
Não se sabe revelar.
Sabe bem olhar pra ele,
Mas não lhe sabe falar.

Quem quer dizer o que sente
Não sabe o que há de *dizer.
Fala: parece que mente
Cala: parece esquecer

Ah, mas se ele adivinhasse,
Se pudesse ouvir o olhar,
E se um olhar lhe bastasse
Pra saber que o estão a amar!

Mas quem sente muito, cala;
Quem quer dizer quanto sente
Fica sem alma nem fala,
Fica só, inteiramente!

Mas se isto puder contar-lhe
O que não lhe ouso contar,
Já não terei que falar-lhe
Porque lhe estou a falar...

Fernando Pessoa

quinta-feira, 21 de maio de 2009

A duração da minha existência dou uma significação oculta que me ultrapassa. Sou um ser concomitante: reúno em mim o tempo passado, o presente e o futuro.
Farei o possível para não amar demais às pessoas, sobretudo por causa das pessoas. As vezes o amor que se da pesa quase como uma responsabilidade na pessoa que o recebe. Então resolvi tentar não exigir dos outros senão o mínimo. É uma forma de paz... Também é bom porque em geral se pode ajudar muito mais as pessoas quando não se está cega pelo amor, pense nisso... Clarice Lispector

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Perto do coração selvagem - p.55

Viver em sociedade é um desafio porque às vezes ficamos presos a determinadas normas que nos obrigam a seguir regras limitadoras do nosso ser ou do nosso não-ser... Quero dizer com isso que nós temos, no mínimo, duas personalidades: a objetiva, que todos ao nosso redor conhece; e a subjetiva... Em alguns momentos, esta se mostra tão misteriosa que nos perguntarmos:- Quem somos? E Não saberemos dizer ao certo!!! Agora de uma coisa eu tenho certeza: sempre devemos ser autênticos,as pessoas precisam nos aceitar pelo que somos e não pelo que parecemos ser... Aqui reside o eterno conflito da aparência x essência. E você... O que pensa disso? Que desafio, hein?"... Nunca sofra por não ser uma coisa ou por sê-la..."
Clarice Lispector

terça-feira, 19 de maio de 2009

Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um não. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.Augusto Cury

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Minhas experiências com base em Clarice Lispector.


  • Já escondi um amor com medo de perdê-lo, já perdi um amor por escondê-lo.
  • Já passei noites chorando até pegar no sono, já fui dormir tão feliz, ao ponto de nem conseguir fechar os olhos.
  • Já acreditei em amores perfeitos, já descobri que eles não existem.
  • Já amei pessoas que me decepcionaram, já decepcionei pessoas que me amaram.
  • Já passei horas na frente do espelho tentando descobrir quem sou...
  • Já menti e me arrependi depois, já falei a verdade e também me arrependi.
  • Já sorri com vontade de chorar, já chorei de tanto rir.
  • Já acreditei em pessoas que não valiam a pena, já deixei de acreditar nas que realmente valiam.
  • Já tive crises de riso quando não podia.
  • Já gritei quando deveria calar, já calei quando deveria gritar.
  • Muitas vezes deixei de falar o que penso para agradar uns, outras vezes falei o que não pensava para magoar outros.
  • Já contei piadas e mais piadas sem graça, apenas para ver um amigo feliz.
  • Já inventei histórias com final feliz para dar esperança a quem precisava.
  • Já tive medo do escuro...
  • Já cai inúmeras vezes achando que não iria me reerguer, já me reergui inúmeras vezes achando que não cairia mais.
  • Já liguei para quem não queria apenas para não ligar para quem realmente queria.
  • Já chamei pela mamãe no meio da noite fugindo de um pesadelo.
  • Já chamei pessoas próximas de "amigo" e descobri que não eram... Algumas pessoas nunca precisei chamar de nada e sempre foram e serão especiais para mim.

Não me mostrem o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração!Não me façam ser o que não sou, não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente!Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma pra SEMPRE!

Gosto das idéias mais insanas, dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes.Tenho um apetite voraz e os delírios mais loucos. Você pode até me empurrar de um penhasco q eu vou dizer: - E daí? EU ADORO VOAR!
Clarice Lispector

domingo, 17 de maio de 2009

Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importante do que a velocidade. Veja o mundo de outras perspectivas, não faça do hábito um estilo de vida. Ame a novidade, durma mais tarde, durma mais cedo. Tente o novo todo dia... O novo lado, o novo método, o novo sabor, o novo jeito, o novo prazer, o novo amor, a nova vida. Tente! Busque novos amigos, tente novos amores. Ame muito, cada vez mais, de modos diferentes. Mude! Lembre-se de que a Vida é uma só. Se você não encontrar razões para ser livre, invente-as. Seja criativo. Experimente coisas novas. Troque novamente, mude de novo, experimente outra vez. Você certamente conhecerá coisas melhores e piores do que as já conhecidas, mas não é isso o que importa. O mais importante é a mudança, o movimento, o dinamismo, a energia. Só o que está morto não muda! Repito por pura alegria de viver: A salvação é pelo risco, sem o qual a vida não vale a pena! (Clarice Lispector)

sábado, 16 de maio de 2009

Tempestade de almas

... Estou liberta ou perdida! Vou-lhes contar um segredo: -A vida é mortal. E nós mantemos esse segredo em mutismo( silêncio) cada um diante de si mesmo porque convém, senão seria tornar cada instante angustiante... Tenho que falar pois falar me salva. Mas não tenho uma só palavra a dizer. As palavras já ditas me amordaçaram a boca. O que é que uma pessoa diz à outra? Fora: "como vai?", Se desse a loucura da franqueza, que diriam as pessoas umas as outras? E o pior é o que se diria uma pessoa a si mesma... Mas seria a salvação, embora a franqueza seja determinada no nível consciente e o terror da franqueza vem da parte que temos no vastíssimo inconsciente que me liga ao mundo e à criador inconsciência do mundo.
Hoje é noite de muita estrela no céu, pelo menos assim promete esta tarde triste que uma palavra humana salvaria. Abro bem os olhos, e não adianta: -apenas vejo. Mas o segredo, este não vejo nem sinto.
A eletrola(rádio) está quebrada e não viver com música é trair a condição humana que é cercada de música. Aliás, música é uma abstração( distração) do pensamento...
O futuro é meu enquanto eu viver... Tudo o que nunca se fez, far-se-á um dia? O futuro da tecnologia ameaça destruir tudo o que é humano no homem, mas a tecnologia não atinge a loucura; e nela então o humano do homem se refugia... Quantas mentiras sou obrigada a dar... Mas comigo mesma é que eu queria não ser obrigada a mentir. Senão, o que me resta? A verdade é o resíduo final de todas as coisas, e no meu inconsciente está a verdade que é a mesma do mundo... Não há lógica, se, se for pensar um pouco na ilogicidade perfeitamente equilibrada da natureza, e na da natureza humana também. (Clarice Lispector)